13 dicas do Sebrae sobre como abrir e administrar seu salão de beleza

 

Numa edição da Hair Brasil em São Paulo, uma das maiores feiras internacionais de beleza e estética que ocorrem no país. O Sebrae esteve presente e, além de montar um salão modelo no evento, deu algumas dicas sobre como manter vivo o seu salão de beleza. Vamos conhecê-las?

  1. O espaço físico deve ser bem planejado, a fim de otimizar a organização do salão. Recomenda-se ter uma recepção para receber pagamentos e fazer os agendamentos, além de contar sempre com funcionários uniformizados (que, assim, passam a imagem da profissionalização do negócio).
  2. Uma sala de espera com revistas, televisão, água e café tornam o aguardo muito mais agradável.
  3. Para garantir a saúde da sua empresa, é imprescindível ter uma boa gestão: antes de montar e abrir um salão de beleza, estude muito bem o mercado e saiba qual preço praticar. É fundamental calcular quantos serviços de manicure e cabelo serão necessários para não ter prejuízo no seu negócio.
  4. Evite qualquer tipo de desperdício: é muito importante saber gerir o estoque de produtos como shampoo e condicionados, por exemplo. Usar quantidades adequadas para cada tipo de cabelo ajuda a reduzir o mau uso de produtos e de água. Estima-se que um salão gaste cerca de 20 litros de água a cada serviço químico, como alisamento ou coloração.
  5. Prefira equipamentos que consomem menos energia elétrica, visto que isso vai influenciar e muito na redução da conta de luz e na diminuição do custo de operação do salão.
  6. O ambiente de um salão deve ser agradável, claro e limpo. Aposto em toques de leveza na decoração, como a colocação de plantas em lugares estratégicos.
  7. Os utensílios de manicure e pedicure (alicates e espátulas, por exemplo) devem ser esterelizados toda vez que forem usados. Aparelhos como a chamada autoclave são específicos para essa finalidade, e podem custar de R$ 1 mil a R$ 10 mil.
  8. As manicures devem usar luvas e ser vacinadas contra hepatite – a Anvisa oferece instruções de higiene para prestação de serviços de beleza no site. Também é preciso estabelecer se essas profissionais serão contratadas, comissionadas ou sócias do salão.
  9. Ter mobiliário adequado, com cadeiras ergonômicas para as manicures e para os clientes é muito importante para fidelizar o público e garantir a saúde e bem-estar das funcionários em seu local de trabalho.
  10. Tenha sempre em seu salão os produtos da moda e de qualidade, oferecendo diversas opções ao cliente. Acompanhe as tendências de cores de esmaltes e maquiagem, de cortes de cabelo e de penteados.
  11. O controle do estoque e a gestão financeira, com registros de entradas e saídas, são fundamentais para garantir a saúde da empresa. O empreendedor não deve misturar o dinheiro do salão com as finanças pessoais. Saber negociar descontos com os fornecedores também é essencial.
  12. Estruture seu salão com uma boa iluminação, ajudando assim o trabalho dos maquiadores e cabeleleiros.
  13. Tenha no seu salão as ferramentas adequadas para o trabalho: para a maquiagem, por exemplo, é importante ter vários pincéis, todos devidamente higienizados.

Fonte: https://www.metacerta.com/blog/13-dicas-do-sebrae-sobre-como-abrir-e-administrar-seu-salao-de-beleza/

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

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