Como o algoritmo do Instagram funciona?


Por Dayana Corrêa

Para obrigar os perfis a usar a mídia da forma correta, que é se comunicando e interagindo com pessoas, ou seja, criando relacionamentos, o algoritmo do insta passou por uma drástica transformação. Quem não interage, não tem frequência e não se comunica com os seus seguidores, fica cada vez mais limitado com o seu perfil.

O Instagram mudou, e junto com ele precisamos nossa adequar as suas novas políticas. Uma onda de compra de seguidores, curtidas e comentários invadiram essa mídia tornando o insta em um shopping de ofertas. Com esse comércio que vai contra as políticas do insta, que tem como objetivo “socializar”, foi se perdendo dentro da rede.

Alguns filtros são usados pelo algoritmo para parametrizar os perfis do insta. Então veja como ele funciona para usar os recursos certos para a sua estética ou salão de beleza.

1. Interesses

O algoritmo do Instagram entende o quanto você gosta de um assunto pela forma como você se comporta dentro da ferramenta. Se você curte muitos posts de maquiagem e comenta em vídeos de cachorros, por exemplo, o algoritmo entende que deve dar prioridade a esses temas no seu feed.

Para isso eles usam uma tecnologia que consegue reconhecer o conteúdo das imagens em posts. Ou seja, se você sente falta de ver mais publicações de algum perfil específico, a dica é curtir e comentar em posts dessa conta para deixar bem claro pro Instagram que aquele conteúdo te interessa e que você quer ver mais dele.

Mas não esqueça: te mostrando conteúdos do seu interesse, o Instagram consegue te manter mais tempo na plataforma e, de quebra, te mostrar mais anúncios.

2. Cronologia

Ainda que o feed cronológico tenha dado lugar ao feed de relevância desde 2016, o algoritmo mais atualizado do Instagram voltou a levar em consideração o tempo de cada post.

Quem aí lembra de abrir o Instagram e ver uma publicação de três dias atrás? Pois é. Hoje em dia isso só acontece se você passar muito tempo sem entrar no app porque, atualmente, o Instagram quer mostrar a você os conteúdos de seu interesse que estejam atualizados também. Portanto, ter publicações recentes ajuda e muito a tornar o perfil ativo. Stories, IGTV e feed sempre bem abastecidos, faz toda a diferença.

3. Relacionamento

Outro critério importantíssimo que o Instagram olha é o seu relacionamento. O algoritmo consegue descobrir com que pessoas você mais se relaciona a partir da suas interações. Envio de DMs, quem você marca nas suas fotos, quais stories você mais responde… Tudo isso indica pro Instagram quais são seus perfis preferidos.

Fazer com que você veja com prioridade os posts dos seus amigos, da sua família e dos seus artistas preferidos é um dos objetivos da plataforma – pra te manter lá dentro viciado, claro.

É bom lembrar também que, por ter o mesmo dono que o Facebook, o Instagram não deixaria escapar tão facilmente todas as informações que já possui de você na outra rede social. Eles estão sempre utilizando os dados do Facebook pra otimizar o algoritmo também.

4. Frequência de uso do insta

A frequência com que você usa o Instagram também influencia em como o seu feed vai aparecer. Quem usa muito a plataforma vai receber conteúdos sempre bem atualizados.

Já quem entra uma vez no dia ou até mesmo poucas vezes na semana, recebe conteúdos mais antigos, mas que sejam de maior interesse. Por isso postar com frequência faz toda a diferença, mas não basta postar qualquer conteúdo.

Pensar sobre o que vai ser postado, horários de pico que os seus seguidores estejam online e montar uma estratégia de posts ajuda a criar relevância para o seu perfil. Para quem não tem tempo, busque uma agência especializada para isso.

5. Quem você segue?

O algoritmo também leva em consideração a quantidade de perfis que você segue. Se o usuário segue pouquíssimas pessoas, é provável que ele receba uma boa parte do conteúdo de todos esses perfis.

Ao mesmo tempo, quanto mais gente você seguir, mais difícil vai ser para o Instagram te mostrar tudo, já que você vai ter que gastar horas e horas rolando a tela pra conseguir olhar a totalidade dos posts. Invista em programas que possam auxiliar a diminuir os seus seguindo, existem bots para isso.

O algoritmo pode ser o seu aliado. Entenda o porquê

Se agora se relacionar se tornou prioridade no insta, pense em quantas pessoas você vai conseguir reverter em compradores do seu produto / serviço?

Se comunicar, criar um relacionamento potencializa as suas chances de reversão. Com essa obrigatoriedade em se comunicar com os IGS do insta, empresa tem mais chances de criar empatia com os seus potenciais clientes.

Não veja o algoritmo como um vilão. Veja como uma oportunidade maior de converter seguidores em compradores. Sem relacionamento, sem empatia, eu não atraio o consumidor final para a minha marca.

Use e abuse. Faça amigos, crie conexão através dos seus posts, tenha um perfil atrativo. Todas essas estratégias é que vão auxiliar, a sua estética, a se relacionar potencializando o poder da decisão de compra. E se você não tem tempo para isso, a Innova trabalha por você. Busque ajuda, pois o postar por postar apenas para receber likes, não ter uma estratégia de posts definida e imagens atrativas, não criam conexão e relevância para a sua publicação. Lembre – se, a oferta é grande. Muitos concorrentes e muitas informações circulam no insta ao mesmo tempo. Se destacar é fundamental para garantir vendas através dessa mídia que é tão poderosa e virou fonte de vendas para muitas marcas. Torne a sua uma potência!!

Dayana Corrêa é Sócia Diretora da Innova Consultoria Empresarial e atua como Consultora de Marketing em empresas de Pequeno e Médio Porte atendendo apenas empresas do ramo da Saúde e da Beleza.

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Contrato de Prestação de Serviços : Ganhos passados não são garantia de ganhos futuros. Nessa carta nós apresentamos casos reais de alunos que obtiveram resultados concretos, mas em nenhum momento garantimos que você obterá os mesmos resultados. A obtenção de ganhos em valores específicos depende de fatores que fogem ao nosso controle. Nós assumimos aqui uma obrigação de fornecer os meios idôneos à obtenção dos ganhos expressos na proposta de venda, mas não assumimos nenhuma responsabilidade quanto ao resultado específico de cada caso concreto.

Gelda Cabral © Todos os Direitos Reservados

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